PROPOSTA DE
MINI-CURSO
IV ENCONTRO DE
INTEGRAÇÃO DIAS DE HISTÓRIA – UFGD.
DOURADOS – MS
A problematização de
imagens através dos LDs: analisando experiências entre estágio supervisionado e
PIBID
Márcia Bortoli Uliana[1]
Roney Salina de
Souza
Este mini-curso pretende reunir
professores da rede municipal e estadual de ensino, acadêmicos e pessoas afins,
em torno do ensino de história. Numa iniciativa obtida através dos olhares
lançados por meio de experiências de docência entre o estágio supervisionado e
PIBID, buscamos problematizar imagens através dos livros didáticos (LDs). Para
tanto, as imagens que convivemos diariamente e, por vezes, consideradas como
prova, realidade e/ou verdade também são constantemente utilizadas pelos LDs,
sobretudo, como “suporte” aos textos de capítulos ou unidades. Poucas são as
propostas de análise e/ou problematização das imagens, tomadas como fonte
histórica, geralmente as imagens acompanham os LDs, material base, dos
professores, estagiários e, também pibidianos na rede pública de ensino básico
brasileiro. Diante disto, cabe-nos a problematização da imagem como recurso
didático e também como fonte histórica a ser utilizado e analisado junto às atividades
que envolvem ensino de história nas escolas, com destaque especial para a
história do Oriente, tema muito recorrente nos manuais e pouco frequente nas
graduações. E, posteriormente dialogar com os professores e demais
participantes do mini-curso sobre a temática, levantando debate e considerações
acerca de suas experiências e vivências.
Programa de Conteúdos:
1)
Conceitualização e uso de imagens em LDs;
2)
Oriente e representações do Oriente nos livros
didáticos (PNLD 2012-2014);
3)
Imagens: entre ensino e pesquisa;
4)
Experiências entre estágio e PIBID.
Recursos didáticos necessários:
Data show.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BITTENCOURT, Circe M. F. Ensino
de História: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2008.
BRAICK, Patrícia R. Estudar
História: Das origens do homem à era digital. São Paulo: Moderna, 2011.
BURKE, Peter. Testemunha ocular:
história e imagem. São Paulo: EDUSC, 2004.
CAIMI, Flávia Eloisa. Por que os
alunos (não) aprendem História? Reflexões sobre ensino, aprendizagem e formação
de professores de História. Revista Tempo, Rio de Janeiro, vol. 11, nº 21, p.
17-32, jul. 2006.
CARVALHO, Vânia Carneiro de.
& LIMA, Solange Ferraz de. “Os atributos formais da imagem na constituição
de sistemas documentais produtivos para a pesquisa”. Anais do IV Seminário sobre Museus-Casas: Pesquisa e Documentação. Rio
de Janeiro: Fundação Casa de Rui Barbosa, 2002. p. 173-180.
CASSIANO, Célia Cristina de
Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: da criação do Programa
Nacional do Livro Didático (PNLD) à entrada do capital internacional espanhol
(1985-2007). 2007. 234 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de
Pós-graduaçãoem Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São
Paulo. 2007.
COURTILIER, G. As
antigas civilizações da Índia. Rio de Janeiro: Otto Pierre, 1979.
ELIADE, M. História
das crenças e idéias religiosas. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
GIORDANI, M. Curtis.
História da Antiguidade Oriental. Rio de Janeiro: Vozes, 1963.
GRANET, M.
Civilização chinesa. 2 vols. Rio de Janeiro: 1979.
HOURANI, Albert. Uma
história dos povos árabes. São Paulo: Cia. Das Letras, 2006.
PAOLI, Maria Célia. “Memória, História e Cidadania: O
Direito ao Passado” In: O Direito à Memória: patrimônio histórico e
cidadania. Secretaria Municipal de Cultura – Departamento do Patrimônio
Histórico. São Paulo: DPH, 1992, p. 25-29.
REIS, Anderson R. dos & MOTOOKA, Débora Y. História:
Para viver juntos. São Paulo: Edições SM, 2009.
SAID, Edward.
Orientalismo. O Oriente como invenção do Ocidente. São Paulo: Cia das Letras,
1990.
SALGUEIRO, Valéria. “A arte de construir a
nação – pintura de história e a Primeira República”. Estudos
Históricos. Arte e História. CPDOC/FGV n.
30, 2002/2. p. 1-20.
SILVA, Ana Cristina Teodoro da. “Uma foto que não era para a capa, se
prepara para dar a cara à tapa”. In. PELEGRINI, Sandra C. A.; ZANIRATO, Sílvia
H. (orgs.) As dimensões da imagem: abordagens teóricas e metodológicas.
Maringá: Eduem, 2005.
WILSON, Colin. Atlas
dos lugares sagrados. São Paulo: Três, 1996.
[1]
Ambos são professores da rede pública estadual de Mato Grosso do Sul, mestres
pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Grande
Dourados – UFGD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário